Pitaya e os benefícios de seu consumo! :D

10 Benefícios da Pitaya – Para Que Serve e Propriedades

A pitaya é originária de regiões subtropicais na América do Sul e na Ásia, onde crescem em abundância em pequenas árvores como cactus.

Rica em nutrientes, como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo, a pitaya é um alimento completo que deveria estar mais presente em nossa alimentação.

Vamos explorar as propriedades da fruta, entender para que serve, como plantar e quais são os benefícios da pitaya para nossa saúde.

Pitaya amarela ou pitaya rosa: qual a melhor?

Existem três variedades de pitaya que são amplamente consumidas no mundo: a pitaya amarela com polpa branca, a rosa com polpa vermelha e a rosa com polpa branca.

Os sabores destes três tipos da fruta são muito semelhantes, bastante adocicados e inconfundíveis. No que diz respeito às suas propriedades nutritivas, há pouca alteração entre uma e outra. Isso quer dizer que, independente de qual pitaya você consumir, estará ingerindo um alimento muito benéfico para a saúde.

Propriedades da Pitaya

Apesar de pouco consumida, a pitaya é um ótimo alimento, rico em diversos nutrientes e minerais essenciais para o nosso organismo.

Ela possui uma quantidade surpreendente de vitamina C em sua composição, o que ajuda e muito o nosso sistema imunológico. Estão presentes também algumas vitaminas do complexo B, que colaboram para um melhor fluxo sanguíneo e podem trazem benefícios da pitaya como o de manter baixos os níveis de colesterol no sangue.

Informações nutricionais

Valores referentes a 100 gramas de pitaya rosa.

  • 52 calorias;
  • 0,4 gramas de gorduras totais;
  • 0 colesterol;
  • 11 gramas de carboidratos;
  • 1,1 gramas de proteína;
  • 3 gramas de fibras;
  • 20,5 miligramas de vitamina C;
  • 8,5 miligramas de cálcio;
  • 1,9 miligramas de ferro;
  • 22,5 miligramas de fósforo.

Benefícios da Pitaya – Para Que Serve

1. Sistema imunológico

Um dos aspectos mais importantes dos benefícios da pitaya é sua habilidade de melhorar o sistema de defesa do nosso corpo. A maior responsável por isso é a vitamina C, um nutriente essencial para fortalecer a saúde do sistema imunológico e que é muito abundante na pitaya.

Em 100 gramas da fruta é possível adquirir quase 35% da vitamina C diária que nosso organismo necessita. A vitamina C ajuda também a estimular a atividade de outros antioxidantes, colaborando com a eliminação de radicais livres.

2. Saúde do sistema cardiovascular

Problemas do coração são sempre uma preocupação, por isso é interessante consumir alimentos que possam contribuir positivamente com a prevenção de níveis altos de colesterol e de doenças do sistema cardiovascular.

A pitaya, além de não possuir nada de colesterol, conta com propriedades que ajudam a diminuir o nível do colesterol ruim, LDL. As sementes da pitaya também possuem propriedades que auxiliam no combate do colesterol. Nelas, é possível encontrar um tipo de gordura capaz de se transformar em colesterol bom, o HDL, ajudando a equilibrar o nível de colesterol no corpo.

3. Excelente fonte de fibras

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo e alimentos naturais são muito abundantes neste composto. É o caso da pitaya, que conta com um alto teor de fibras que podem ajudar na digestão.

Isso colabora também para combater e evitar problemas de constipação e até diarreia, já que as fibras colaboram para criar maior massa fecal, estimulam os movimentos peristálticos e induzem a liberação dos sucos gástricos.

Além disso, o alto consumo de fibras pode ser uma forma de emagrecer, já que são elas que dão aquela sensação de saciedade após comer. O consumo de alimentos ricos em fibras, como a pitaya, pode ser uma forma de perder peso de maneira saudável.

4. Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias capazes de impedir o crescimento dos chamados radicais livres, componentes prejudiciais à nossa saúde. Os antioxidantes são também boas armas para dar mais força ao sistema imunológico.

Juntamente com os antioxidantes advindos da vitamina C, outras fontes naturais destas substâncias são responsáveis por benefícios da pitaya de evitar o aparecimento de doenças crônicas e até alguns tipos de câncer.

5. Ajuda no combate ao diabetes

Mais um dos benefícios da pitaya que vem do alto teor de fibras da fruta é o seu poder de regular o diabetes. Estas fibras podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo consideravelmente os picos de glicose.

No entanto, a dieta de diabéticos deve ser acompanhada de perto, então antes de qualquer modificação na alimentação, o médico deve ser consultado para confirmar se este alimento será benéfico para o seu organismo.

6. Metabolismo

Nosso organismo precisa de proteínas para funcionar de forma adequada e estas substâncias são tão importantes que influenciam desde os nossos dentes até os órgãos vitais. A fonte de proteína que mais consumimos é de origem animal, mas as proteínas vegetais são tão ou mais importantes para mantermos uma boa saúde.

A pitaya é uma boa fonte vegetal de proteína e pode auxiliar em diversas áreas do nosso corpo. O metabolismo pode ser acelerado através do alto consumo de proteínas, ajudando na perda de peso e até no ganho de massa muscular.

7. Propriedades anti-inflamatórias

Há quem diga que a pitaya é uma “fruta anti-inflamatória” de tão bom que é o resultado em quem a consome e tem problemas de inflamação.

Especialistas associam o consumo da pitaya ao alívio de dores e inchaços nas articulações decorrentes de artrite.

8. Propriedades antibacterianas e anti-fugicidas

Outros benefeicios da pitaya para o sistema imunológico são suas propriedades antibacterianas e anti-fungicidas. Isso pode ajudar no aumento da produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por defender o corpo de toxinas.

Além disso, os glóbulos brancos podem impedir a entrada ou proliferação de bactérias ou fungos que causam infecções no organismo. Isso acaba estimulando a regeneração das células, deixando o processo de cicatrização mais rápido.

9. Uso cosmético da pitaya

Há também alguns benefícios da pitaya para beleza. O uso tópico da fruta pode ser aplicado tanto na pele quanto no cabelo das seguintes formas:

  • Para peles com problemas de acne, a pitaya pode ser aplicada em forma de máscara. Basta cortar um pedaço da fruta e amassar até obter uma pasta homogênea e aplicar no rosto. Deixe por alguns minutos e retire com água.
  • Para queimaduras de sol, você pode fazer uma máscara com a pitaya amassada, suco de pepino e mel. Esta mistura tem um efeito parecido com o da babosa, oferecendo bastante hidratação e vitaminas para proteger a área afetada.
  • Seu efeito nos cabelos é mais efetivo para quem realiza tratamentos químicos ou coloração. Basta aplicar o suco da pitaya no couro cabeludo para manter os folículos capilares abertos e permitir que seus cabelos respirem melhor e ganhem mais maciez.

Como comer?

Deve-se consumir apenas a polpa da pitaya, seja para comer em pedaços ou usá-la para fazer sucos, uma opção excelente para dias de bastante calor, já que a maior parte de sua composição é feita de água.

O suco da pitaya pode ser combinado com outros alimentos, como hortelã, gengibre, abacaxi, água de coco, conforme sua preferência. É possível também fazer um smoothie de pitaya, adicionando bananas congeladas para dar uma consistência mais cremosa.

Há também algumas empresas que comercializam um tipo de vinho feito da pitaya, bastante saboroso.

Como plantar?

Apesar de ser uma árvore-cactus, a pitaya possui algumas especificidades na hora do plantio. O pé de pitaya não pode ter nem falta, nem excesso de luz, portanto o ideal é que a planta esteja em um local aberto com sombra durante a maior parte do dia.

Por ser uma planta delicada, é mais fácil comprar uma muda de pitaya e adaptar em sua casa, já que a polinização manual pode não funcionar muito bem e demorar muito para vingar.

A pitaya é uma fruta climatérica, isso quer dizer que, depois de ser retirada do pé, ela para de amadurecer. Por conta disso, é importante só colher a pitaya quando ela já estiver bastante madura.

Fonte: MUNDOBOAFORMA